No tempo em que fiz a instrução primária existia a obrigatoriedade da componente "Lavores" para as meninas e da componente "Trabalhos oficinais" para os meninos.
Tempos de regime fascista em que a desigualdade de género era bem evidente, logo no início de vida dos cidadãos, existindo escolas femininas e escolas masculinas, considerando-se "perigoso" que meninos e meninas convivessem num mesmo espaço; e componentes práticas femininas e masculinas, pois as meninas tinham que ser orientadas para serem boas donas de casa e os meninos para serem bons chefes de família com profissões de artifices ou operários.
O meu trabalho de lavores realizado na 4ª classe foi um conjunto de seis naperons bordados a ponto pé de flor.
Durante anos a minha mãe usou estes naperons na nossa cozinha.
Na altura usavam-se imensos naperons e paninhos.
Este fiz para usar em cima do frigorifico.
O destralhar da casa dos meus pais tem apresentado muitos destes tesouros, a maioria dos quais eu já tinha esquecido, guardados durante anos com imenso orgulho e carinho pela minha mãe.
Há alguns dias a minha irmã mostrou-me outra "relíquia" ...
Um saquinho que bordei, costurei, acrescentei um picot em crochet, e ofereci à minha irmã quando ela entrou para a escola para levar o lanche.
Agora ela usa-o como bolsa para colocar as máscaras sobresselentes.
. Um Sonho de Vida - Nora R...
. Um sonho de amor - Nora R...
. Blusas simples e frescas ...
. O Monstro que Veio do Gel...
. Blogs interessantes
. M&M
. Susa Art
. Artxike
. M'Ideias
. Viagens em feltros e farrapos
. For the love of crochet along
. Zitamina
![]() |
![]() |
![]() |