Amadora BD - 30º Festival Internacional de Banda Desenhada 2019
Todas as exposições, no geral, estão bem organizadas, as editoras estão bem representadas e há muitos autores a darem autógrafos.
O que mais gostei:
- A exposição dedicada a Stan Lee.
"Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee foi um escritor, editor, publicitário, produtor, diretor, empresário e ator norte-americano. Foi editor-chefe e presidente da Marvel Comics. Lee também era conhecido por fazer várias aparições em filmes da Universo Cinematográfico Marvel.[6]
Em colaboração com vários artistas, incluindo Jack Kirby e Steve Ditko, concriou diversos super-heróis incluindo o Homem-Aranha, Hulk, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico, Demolidor, Pantera Negra e os X-Men. Além disso, desafiou a organização de censura da indústria de quadrinhos americana, o Comics Code Authority, indiretamente levando-a a atualizar suas políticas. Lee liderou a expansão da Marvel Comics de uma pequena divisão de uma editora para uma grande corporação de multimídia."
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Stan_Lee)
- A peça Mare Clauson de Vista Alegre
"Quando criança, Fernão Peres ouvia histórias de como no longínquo Oriente se talhava loiça a partir de conchas de porcelanas.
Já adulto, estava ele na carraca portuguesa, carregada de peças de porcelana, quando foi assaltada pela armada da companhia da índia holandesa. Em Amesterdão, quando se preparava para exibir a kraakporselein saqueada, o almirante holandês não encontrou senão milhares de conchas e búzios.
Kraak: A Porcelana Portuguesa das Carracas
Foram os portugueses, no séc. XVI, os primeiros a trazer da China para o Ocidente loiça de porcelana por via marítima. Os Holandeses cobiçavam a porcelana chinesa de exportação, e frequentemente assaltavam as carracas portuguesas que as transportavam, opondo-se ao monopólio português no oceano Índico do Mare Clausum, com o objectivo de estabelecer depois o seu próprio monopólio.
A Vista Alegre comemora esse momento de contacto entre o Ocidente e o Oriente, através da talha Mare Clausum que faz referência às elegantes porcelanas Kraak, onde os desenhos em tons de azul profundo expõem uma narrativa gráfica cuja linguagem é universal.
Em estreita colaboração com a Fábrica Vista Alegre, o autor de banda desenhada Penim Loureiro concebeu esta peça. Atribuiu á superfície curva e sem limites da porcelana a função de suporte inédito da BD narrada em espiral, prova que a arte sequencial não se restringe aos limites planos do livro em papel ou digital."
(http://amadorabd.com/amabd2019/)
- Homenagem a Vasco Granja, cujos programas recordo com saudade, que ajudou a nascer em mim o gosto pela animação.
"No ano do décimo aniversário do seu desaparecimento físico, a vida e a obra de Vasco Granja são evocadas numa grande exposição construída exclusivamente com base no vasto espólio na posse da família, que destaca a sua importância na divulgação da Banda Desenhada e do cinema de animação em Portugal.
Uma exposição dividida em três núcleos: Vida, Embaixador da BD portuguesa, e A revista Tintin, que inclui pranchas e desenhos originais de alguns dos maiores vultos da BD mundial, de Hergé a Jacobs, de Hugo Pratt a Druillet, de Morris a Dany, de Will Eisner a All Williamson, entre (muitos) outros."
(http://amadorabd.com/amabd2019)
Escusado será referir que adquirimos vários livros!
O Victor conseguiu alguns autógrafos, nomeadamente de Manuel Morgado...
. 'Natal a Meias' na Calzed...
. Presépio em Centro Comerc...
. "A minha alma glorifica o...
. Bolas de Natal em patchwo...
. Blogs interessantes
. M&M
. Susa Art
. Artxike
. M'Ideias
. Viagens em feltros e farrapos
. For the love of crochet along
. Zitamina
Inteliture.com |
![]() |
![]() |
![]() |