Sexta-feira, 15 de Março de 2019

Mais um trabalho concluído!

Mais um trabalho concluído nas aulas de Artes Decorativas!
Peça em gesso, pintura em acrílico, acabamento com betume judaico.

IMG_4030.JPG

 

Tags: ,
publicado por Adelaide Pereira às 15:09

link do post | comentar | favorito
Quinta-feira, 14 de Março de 2019

A Rapariga de Auschwitz - Eva Schloss

SINOPSE
Milhares de leitores em todo o mundo conhecem a história de Anne Frank, a adolescente cuja vida terminou em Bergen- Belsen durante o Holocausto.


Em A Rapariga de Auschwitz, vão conhecer a sua irmã e companheira de brincadeiras: Eva Schloss. Apesar de, ter sido levada para Auschwitz com apenas quinze anos, a sua história não terminou aí. Ela conseguiu sobreviver.

Este livro incrível é a memória viva dos acontecimentos que marcaram esse período tão dramático da história mundial.

Um relato lúcido e absorvente da vida no meio dos horrores da guerra, realçando o amor entre uma mãe e uma filha, e a força e a determinação que ajudaram a superar a mais profunda das noites.

 

EVA SCHLOSS

Eva Schloss tem agora 82 anos e vive com o marido, Zvi, no norte de Londres. Depois da guerra tornou-se fotógrafa profissional (usando a máquina Leica que Otto Frank lhe oferecera) e, mais tarde, abriu uma loja de antiguidades em Edgware, que geriu ao longo de décadas. Foi cofundadora do Instituto Anne Frank em 1990 e, desde então, tornou-se conhecida pelo seu papel como oradora, dando palestras em escolas e prisões, alertando para os perigos do preconceito e da intolerância. Pelo seu papel fundamental na divulgação e na educação relativas a esta problemática, foi galardoada com a Ordem do Império Britânico, em 2012.

(imagens e textos de wook.pt)

 

Impressionante!

Todas as pessoas deviam ler este livro!

Tags:
publicado por Adelaide Pereira às 17:46

link do post | comentar | favorito
Quarta-feira, 13 de Março de 2019

Artes decorativas e dois presépios

Este ano letivo decidi inscrever-me na disciplina de Artes Decorativas na Uniati.

As aulas têm sido um bom motivo para preencher uma manhã por semana a realizar trabalhos que contribuem para o meu bem estar psiquicor e a utilizar alguns dos materiais que tenho acumulados.

Os primeiros trabalhos concluídos foram dois presépios.

Esta pequena peça já tem alguns anos, estava pintada "às três pancadas" mas, por ser um presépio e por me ter sido oferecida por alguém de quem gosto muito, não me sentia capaz de me despazer dela.

Com uma pintura a imitar estanho, ganhou um novo visual, recuperei um presépio da minha coleção e senti-me bem com o resultado final.

IMG_4023.JPG

Este presépio foi adquirido há quatro anos e estava guardado à espera de uma ideia de pintura que me agradasse.

Pintado num tom creme metalizado e com uns toques de goldfinger obtive um visual que me agradou muito.

IMG_4027.JPG

 

publicado por Adelaide Pereira às 22:41

link do post | comentar | favorito
Terça-feira, 12 de Março de 2019

Catos em ponto cruz

Dois quadros em ponto cruz para a sala da casa da aldeia...

20190306_125954.jpg

20190306_125959.jpg

 

publicado por Adelaide Pereira às 15:30

link do post | comentar | favorito
Segunda-feira, 11 de Março de 2019

Vamos recuperar o quintal da avó Maria!

Os netos juntaram-se, cavaram o terreno, plantaram uma laranjeira, uma macieira,  morangueiros, alho frances e bróculos, semearam rabanetes, salsa, coentros e alface, regaram, sujaram-se, divertiram-se, e recuperaram o quintal da avó Maria!  

20190302_151436.jpg

20190302_151445.jpg

IMG_3943.JPG

20190302_155100.jpg

20190302_161301.jpg

IMG_3940.JPG

IMG_3947.JPG

IMG_3952.JPG

IMG_3957.JPG

IMG_3960.JPG

20190302_163637.jpg

IMG_3962.JPG

IMG_3969.JPG

 

Tags: ,
publicado por Adelaide Pereira às 21:58

link do post | comentar | favorito
Domingo, 10 de Março de 2019

A nossa casinha da aldeia

Os dias de interrupção letiva de Carnaval foram aproveitados para matar saudades da nossa casa da aldeia.

IMG_4007.JPG

IMG_4006.JPG

IMG_3989.JPG

IMG_3997.JPG

IMG_3970.JPG

IMG_3977.JPG

IMG_3979.JPG

IMG_3981.JPG

 

IMG_4004.JPG

IMG_3987.JPG

 

publicado por Adelaide Pereira às 20:12

link do post | comentar | favorito
Sexta-feira, 8 de Março de 2019

8 de março - Dia Internacional da Mulher

A imagem pode conter: flor e texto

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. 

Tags:
publicado por Adelaide Pereira às 14:07

link do post | comentar | favorito
Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019

Irish Celtic

Domingo, 17 de fevereiro, Teatro Tivoli

20190217_211258.jpg

20190217_211330.jpg

20190217_220001.jpg

20190217_233115.jpg

Irish Celtic é um Pub, em Cork, Irlanda. A sua história data do princípio dos tempos, e no seu interior encerram-se lendas e objectos que testemunham a história da Ilha Esmeralda, do tempo dos druidas à migração do século XIX. Gerido por Paddy Flyn há demasiadas gerações, está na hora de Diarmuid, seu filho, assumir a gerência. Entre copos de cerveja e whisky e ao som de violinos, gaitas-de-fole, acordeões e das tradicionais flautas celtas (Tin Whistle), Paddy conta-lhe os segredos do povo Celta da Irlanda. Com coreografia de Denise Flynn e Jim Murrihy, ex-bailarinos de Lord of the Dance, IRISH CELTIC recria episódios desta cultura antiga mas ainda viva.
Por isso, aceitem o convite, visitem Irish Celtic e conheçam Paddy e Diarmuid. Fiquem para uma bebida, a apreciar enquanto descobrem as tradições e lendas da Irlanda através das suas danças e canções tão famosas em todo o mundo. Sláinte!

(texto de 

https://www.teatrotivolibbva.pt/pt/event/189/irish-celtic)

 

publicado por Adelaide Pereira às 09:51

link do post | comentar | favorito
Sábado, 9 de Fevereiro de 2019

Dream catcher em arraiolos

Os trabalhos realizados em ponto de arraiolos têm evoluido e modernizado e ultrapassaram os esquemas clássicos.

Encontrei um pedaço de tela guardado há quase trinta anos, adquirido quando manifestei vontade de aprender o ponto de arraiolos e uma colega se disponibilizou para me ensinar mas... vida de professor é assim mesmo e... ambas mudamos de escola antes de começar a aprender.

Quando o encontrei e decidi que finalmente o iria utilizar, a minha filhota, que adora apanha sonhos, pediu que lhe fizesse um.

Adaptei ao tamanho da tela um esquema para ponto cruz encontrado na Net, utilizei apenas restos de lãs de arraiolos que sobraram de outros trabalhos e, a custo zero, satisfiz o seu pedido, utilizei alguns materiais acumulados e realizei uma almofada com um apanha sonhos para o quarto da minha filhota.  

Trabalho concluído!

IMG_3798.JPG

 

publicado por Adelaide Pereira às 19:33

link do post | comentar | favorito
Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2019

Novo WIP a juntar a tantos outros WIPs ...

Estou sempre a tomar a decisão de não iniciar novos projetos enquanto não terminar os que tenho em andamento.

Não consigo respeitar essa decisão.

Quando tenho uma ideia, não resisto... Tenho que a colocar em andamento.

E assim continuo com imensos WIPs em mão. 

Um novo trabalho iniciado!

Este é para a minha filhota e foi ela que escolheu o conjunto das cores! 

IMG_3796.JPG

 

Tags: , ,
publicado por Adelaide Pereira às 19:04

link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito
Domingo, 3 de Fevereiro de 2019

Como Estrelas Cadentes - Sveva Casati Modignani

SINOPSE

Durante a sua longa vida, Rosa precisou de usar astúcia e coragem, caiu e levantou-se de novo, atravessou de cabeça erguida cansaços e derrotas, atingiu metas importantes, escrevendo o destino com as suas mãos.

Em volta desta inesquecível personagem feminina gira a história aventurosa e atormentada de uma riquíssima família de Milão, cujos episódios se entrelaçam num cenário internacional ao longo de um século.

A sombra de um incesto, a criação de um grande império industrial, as cores impiedosas da guerra, o mundo cintilante da moda, a languidez da sensualidade e os segredos inconfessáveis dos poderosos são os elementos deste romance violento e romântico que fascina e envolve profundamente o leitor.
 
Com uma escrita brilhante à qual nos habituou, a autora deixa-nos navegar neste romance onde acompanhamos uma mulher forte numa estória envolvente e com um pano de fundo histórico interessantíssimo. Altamente recomendável!
 
(imagem e texto de www.portoeditora.pt)
 
Mais um romance espetacular de Sveva Casati Modignani!
Ofereci este livro a mim mesma como prenda de aniversário.
Assim que surge um novo romance desta escritora excecional não resisto a comprar.
Tenho e li todas as suas obras publicadas em português.
 
Quando comecei a ler não consegui parar até chegar ao final.
A leitura é muito agradável e a história envolvente e cativante.
Adorei!
Espero ansiosamente que surja o próximo.
 
 
 
Tags:
publicado por Adelaide Pereira às 18:42

link do post | comentar | favorito
Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2019

Reutilização de restos de lãs e linhas

Tenho uma grande resistência em deitar fora restos de materiais, mesmo quando "minúsculos".

Quando sobram pequenas pontas de linha ou lã costumo ir juntando para, mais tarde, fazer pegas de cozinha.

Quando comecei a fazer tricot e crochet, a minha mãe deu-me esta ideia, explicando que antigamente se faziam pegas de cozinha e tapetes usando pedaços de diferentes lãs e linhas, a maioria das vezes de peças velhas desmanchadas que assim ainda se tornavam úteis, e forradas com restos de tecidos, geralmente também provenientes de roupas velhas.

Na semana passada, fui buscar alguns desses fios e alguns pedaços de tecido e crochetei pegas como forma de me manter ocupada quando chegava a casa e as dores musculares e o cansaço me obrigavam a parar, ocupando as mãos com um trabalho simples sem grande esforço mental.

Tem sido uma forma de reutilizar pequenos restos de fio e tecido e de realizar pequenos mimos úteis.

Todas já foram distribuídas!

IMG_3747.JPG

IMG_3749.JPG

IMG_3752.JPG

IMG_3756.JPG

 

publicado por Adelaide Pereira às 16:50

link do post | comentar | favorito

Cupcakes na cozinha

Em geral não gosto de repetir trabalhos, a não ser que a base de trabalho seja a mesma mas algo altere o aspeto do produto final.

Foi assim que no Natal passado realizei um total de 23 presépos de feltro, utilizando o mesmo molde mas variando o jogo de cores.  "Todos iguais, todos diferentes".

O mesmo tem acontecido com os cupcakes em ponto cruz.

O gráfico é muito simles e pequeno, adequado para embelezar pegas e luvas de cozinha, e, alterando as cores, o resultado final é diferente. "Todas iguais, todas diferentes".

Tem sido uma forma de utilizar alguns restos de quadrilé e de linhas e de realizar pequenos mimos úteis.

Luvas para a nossa cozinha verde...

IMG_3739.JPG

IMG_3788.JPG

Luvas para a cozinha da minha filhota, também verdes (claro!)...

IMG_3739.JPG

acompanhadas de um individual com uma deliciosa taça de gelado...

IMG_3737.JPG

e uma luva azul para a cozinha da minha irmã...

IMG_3743.JPG

Os gráficos foram retirados da Net...

b0dd67a7e8456f278141077b5161b997.jpg

a09545734295138c50da0a11511a1d76.jpg

 

publicado por Adelaide Pereira às 16:21

link do post | comentar | favorito
Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019

Quadros com cheirinho a campo

Um quadro bordado a ponto cruz, terminado no verão passado e à espera de ser colocado.

Alterando a disposição dos já existentes, é possível juntá-lo à coleção de quadros com motivos campestres ... 

IMG_3759.JPG

IMG_3762.JPG

 

publicado por Adelaide Pereira às 18:42

link do post | comentar | favorito
Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019

Almofadinhas fofinhas

Adquiri há alguns dias paineis de tecido da Fabricart para fazer almofadinhas infantis decorativas.

Os motivos são uma delícia!!!

Estava ansiosa por experimentar.

No fim de semana passado realizei e ofereci as primeiras almofadinhas.

Um carro para o João...

IMG_3768.JPG

um avião para o Vicente...

IMG_3769.JPG

e um barco para o Martim...

IMG_3773.JPG

Foram muito bem acolhidas pelos respetivos donos.

 

 

publicado por Adelaide Pereira às 22:53

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.Bem vindos ao meu blog!!!

.pesquisar

 

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. As Calhoun - Nora Roberts...

. Dia do Agrupamento

. PhotoArk

. Puzzles para pequenos cie...

. Minha casinha de aldeia I...

.arquivos

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

.Tags

. todas as tags

.links

.Visitas a partir de 28-Dezembro-2009

provided by Inteliture.com
Inteliture.com

.professora

.Selinhos recebidos

.Velas acesas, uma por cada um dos membros da minha família, pela paz, e para que se acabem todos os tipos de maus tratos no Mundo!!

.As minhas afilhadas de blog: - Nélia - Arte das Manas / - Teresa - Artxike

blog da Nélia
blog da Teresa

.Leilão Forumeiros

Leilão Forumeiros
blogs SAPO

.subscrever feeds